O MITO:

Todo o Papel Devia Ser Feito com Fibra Reciclada

O FACTO:

A Fibra Virgem de Florestas Sustentáveis    é fundamental para o ciclo global

Two Sides Recycled Paper

Todo o Papel Devia Ser Feito com Fibra Reciclada

SEM FIBRA VIRGEM, O CICLO DO PAPEL NÃO PODE COMEÇAR. AS FIBRAS RECICLADAS DEGRADAM-SE APÓS ALGUMAS UTILIZAÇÕES E A INDÚSTRIA DE PAPEL PRECISA DE NOVA FIBRA VIRGEM ORIUNDA DE FLORESTAS RESPONSAVELMENTE GERIDAS E SUSTENTÁVEIS PARA MANTER O CICLO DE PAPEL RENOVÁVEL.

Na escolha do papel, tem de se considerar o seu ciclo de vida e não apenas a origem da fibra. É importante recordar que é sempre necessário recorrer a fibra virgem para tornar possível a existência de papel reciclado. Estima-se em 48% a quantidade de fibra virgem necessária para manter o ciclo mundial de papel a correr (10).

'Maximizar o uso de fibra recuperada - em vez de fibra virgem - em classes de papel e circunstância apropriadas pode ser economicamente benéfico e reduzir ipactos ambientais. Maximizar o conteúdo reciclado por si só, sem levar em conta o tipo de produto, desempenho da fábrica ou a sua localização, no entanto, pode provocar impactos negativos e não ter sentido do ponto de vista económico.'
Recycled Content and Virgin Fibre: Environmental, Economic and Technical Considerations for Magazine Publishers Metafore Inc Junho 2009

É muito difícil comparar o impacto ambiental das fibras reciclada e virgem. Ambas são importantes e ambas têm fortes argumentos ambientais a seu favor. As florestas são parte do ciclo que ajuda a remover o CO2 da atmosfera. Isto é extensível das árvores à madeira e aos produtos papeleiros, que continuam a ser armazéns de CO2 ao longo do seu ciclo de vida e, assim, contribuindo para combater o aquecimento global e as mudanças climatéricas.

O facto de os produtos papeleiros serem recicláveis e recicláveis significa que o seu ciclo de vida pode ser prolongado, assim como os seus benefícios, reduzindo os resíduos no processo.

Como em tantas outras histórias, há dois lados na história do papel, mas quanto mais informado se está, em melhores condições estará para tomar decisão correcta.

Em suma, é necessário especificar quais os papéis que podem ser reciclados, quais as classes que podem ser feitas a partir de fibras recicladas ou fibras virgens oriundas de florestas certificadas. A fibras virgem é sempre necessárias para continuar o ciclo. Fibras recicladas degradam-se após algumas utilizações.

(10) Hawkins Wright, 2013