O MITO:

O Papel Tem Uma Grande                      Pegada de Carbono

O FACTO:

Não é Tão Grande Quanto Pensa.                  E o Papel Armazena Carbono

O Papel Tem Uma Grande Pegada de Carbono

O Papel tem uma Grande Pegada de Carbono

DEFINIÇÃO: A PEGADA DE CARBONO CONSISTE NA MEDIDA DO IPACTO DAS ACTIVIDADES HUMANAS NO MEIO-AMBIENTE EM TERMOS DA QUANTIDADE DE CO2 E OUTROS GASES COM EFEITO DE ESTUFA LIBERTADO NA ATMOSFERA, QUE PROVÊM DO FABRICO E DISTRIBUIÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.

As árvores, principal matéria-prima do papel, são amplos armazéns de carbono e o principal sumidouro de dióxido de carbono da atmosfera. É difícil comparar  a pegada de carbono exacta de todas as classes de papel, pois depende da forma como o papel é fabricado e da fonte de energia utilizada na produção. As energias nuclear, eólica, geotérmica ou com origem em biomassa são utilizadas por alguns países produtores de papel e possuem baixos níveis, enquanto os combustíveis fósseis possuem elevados níveis de emissões de carbono.

A indústria da pasta e do papel reduziu as emissões de CO2 por tonelada de papel produzido em 42% comparativamente com 1990.

'Ler um jornal pode consumir 20% menos de carbono do que visionar as notícias online.'

Swedish Royal Institute for Technology
'Globalmente, estima-se que a produção florestal individual resultará na absorção de mil toneladas de CO2 por ano'
Australian paper Industry Association (APIA)
Num mundo multimédia, a comunicação em papel pode ser a forma mais sustentável de comunicar.
  • Um e-mail com um anexo de 400kb enviado a 20 pessoas é o equivalente a ter uma lâmpada de 100 watt ligada durante 30 minutos.
  • Tomando como exemplo o Reino Unido, metade das suas necessidades energéticas podem vir a ser necessárias para alimentar computadores portáteis e pessoais nos próximos 10 anos.

'Investigações levadas a cabo pela indústria indicam que o correio é responsável por 0,1% do total das emissões domésticas de CO2 da Europa. Os 3.5 kg de CO2 emitidos numa carta equivalem a:

  • Uma viagem de carro de 17.5 km
  • 1,65 minutos de um voo transatlântico
EMIP, The Facts Of OUr Value Chain, 2008