O MITO:

O Papel é Mau Para o Meio-Ambiente

O FACTO:

O Papel é um dos Poucos Produtos Verdadeiramente Sustentáveis

Two Sides Paper Sustainable

O Papel é Mau para o Meio-Ambiente

O Papel é feito a partir da madeira, um material natural e renovável, e à medida que as jovens árvores crescem, absorvem CO2 da atmosfera. Além disso, enquanto produto derivado da madeira, o papel é um reservatório de carbono ao longo da sua vida útil.

Uma floresta bem gerida, usada e replantada, absorve mais carbono que uma floresta constituída por árvores mais velha.

A indústria de papel tem alguns esquemas de certificação conceituados que asseguram que o papel que chega ao consumidor é originário de uma fonte florestal sustentável. Existem cerca de 30 esquemas, mas os principais são a Forest Stewardship Council (FSC)®, e o Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC)®. Neste momento muito poucas florestas mundiais são formalmemnte certificadas mas a Two Sides apoia activamente os programas de certificação e acredita que estes dão a máxima confiança aos consumidores.

‘No período 1990-2010, 870 milhões de toneladas de CO2 foram removidos pelas Florestas Europeias; equivalente a cerca de 10% dos Gases de Efeito de Estufa emitidos.'
MCPFE, State of Europe’s Forests 2011, Pág. 7

FSC®, (Forest Stewardship Council), fornece critérios globais para a gestão florestal que cobrem um equilíbrio entre aspectos ambientais, sociais e económicos. O bem-estar das comunidades florestais e ecossistemas é tão importante como replantar árvores para assegurar o futuro das florestas mundiais. O sistema The FSC® também fornece uma forma de seguir o trajecto dos produtos florestais através de certificação independente na cadeia de responsabilidade. Isto implica cobrir todas as etapas de processamento, conversão, distribuição e impressão até o produto poder receber o selo daFSC®.

O PEFC®, (Programme for the Endorsement of Forest Certification), é uma organização independente, sem fins lucrativos, não-governamental, fundada em 1999. A cadeia de responsabilidade PEFC's® é um mecanismo que segue material certificado desde a floresta até ao produto final para assegurar que a madeira, a fibra de madeira ou os produtos florestais não lenhosos podem ser seguidos até à origem em florestas certificadas.

Factos de Sustentabilidade

  •     O Papel é baseado na madeira, um recurso renovável e sustentável.
  •     A Certificação Florestal assegura que a madeira é proveniente de florestas bem geridas.
  •     A Produção de Papel não é uma causa de deflorestação mundial.
  •     A produção responsável de madeira, pasta e papel assegura florestas saudáveis e em crescimento.
  •     As florestas europeias são hoje 30% maiores que em 1950 (1).
  •     O aumento anual da mancha florestal na Europa é o equivalente a 1.5 milhões de campos de futebol (1).
  •     Em 2010, 61.6% da indústria europeia de fibra virgem era certificada, mais 5% que em 2008 (5).

(1) Documento de briefing da Two Sides acerca das estatíticas da UN FAO
(5) Cepi Sustainability Report, 2011, Pág. 29